domingo, 13 de julho de 2014

PHOTOGRAPHIAS, PHOTOGRAPHIAS, PHOTOGRAPHIAS



Cada fotografia é um testemunho. Cada testemunho tende para a certidão de uma morte. Quando a fotografia excede a interioridade do fotógrafo no reflexo da época fotografada, é difícil enumerar todas as mortes que acumula a partir do momento que retratou.

Este livro é, simultaneamente, uma narrativa de muitas mortes e de muitos renascimentos. Como uma cidade. Poderia tê-lo chamado "As Melhores Fotografias de Lisboa", partindo do pressuposto que todos os livros reflectem, também eles, uma interioridade. De facto, estas são, entre as imagens encontradas ao longo de dez anos, as que se me afiguram mais dignas de contar a história da cidade no início deste século. As melhores fotografias de uma cidade não são, obviamente, as melhores obras fotográficas realizadas localmente, mas as que desencadeiam, por si, uma narrativa qualquer com ela como força centrífuga. A explicação das páginas pares pretende situar o leitor do ponto de vista do olisipógrafo, em vez de as submeter ao espectador neutro. [...]

MARINA TAVARES DIAS
in
PHOTOGRAPHIAS DE LISBOA (prefácio)





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